Webnode

Provas oficiais de montanha


    Em Portugal, qualquer modalidade desportiva é admitida como profissional/oficial, desde que esteja integrada numa Federação própria, ou integrada numa Federação de um desporto idêntico. Só assim os atletas têm direitos como: frequentar as provas oficiais, receber subsídios do Instituto do Desporto Português (IDP), etc.

    A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), engloba assim três modalidades: corrida, saltos e lançamentos. Falando mais especificamente da corrida, tem vários departamentos como por exemplo: Corta-mato, Montanha, Estrada, Pista, etc. Mas, falando agora especificamente do que interessa, a montanha, é considerada como modalidade oficial, que é tratada em Portugal por um órgão dentro da FPA, chamado CNEC.

    Estas provas existem obrigatóriamente ao nível das Associações Regionais de Atletismo, pelo menos uma prova desta modalidade por ano, sendo que esta se denomina por “Campeonato Regional de Montanha”, que apura os melhores atletas de todas as equipas registadas naquela Associação Distrital. Estas provas ao nível regional, englobam o escalão de Iniciados (~1 500m), Juvenis (~4 000m), Juniores (~8 000m), Seniores (~12 000m) e Veteranos (~12 000m).

    Ao nível Nacional, existem dois grandes eventos nacionais de montanha. A Taça de Portugal e o Campeonato Nacional. Estas provas a nível Nacional, já só contêm os escalões de juniores (~8 000m), seniores (~12 000m) e veteranos (~12 000m), pois são muito mais exigentes.

    A Taça de Portugal em Montanha é disputada em 3 etapas, como um circuito de 3 provas, da qual saem vencedores/as os/as atletas que obtiverem menos pontos. Já o Campeonato Nacional de Montanha é uma única prova e, normalmente, desta prova ficam apurados os atletas para representarem a Seleção Portuguesa de Atletismo no Campeonato Europeu e Campeonato Mundial de Montanha.

    Já ao nível Internacional, são necessários vários requisitos. Como é obvio, numa prova de montanha era impossível haver tempos mínimos, pois de país para país, a dureza das provas varia imenso, logo os tempos seriam sempre difíceis de decidir, talvez impossíveis.


    Assim sendo, o critério utilizado é que uma equipa de treinadores escolhidos pela FPA, avalia os melhores desempenhos numa das etapas da Taça de Portugal em Montanha (antes anunciada) e no Campeonato Nacional de Montanha e serão seleccionados 6 atletas seniores masculinos e femininos e 1 atleta júnior masculino e outro feminino. (Normalmente os atletas que vão à seleção Nacional são os que obtém melhor desempenho no Campeonato Nacional)

Escolhidos estes 14 atletas, 7 homens e 7 mulheres, é hora de a Seleção Portuguesa fazer um estágio e partir para o Campeonato Europeu de Montanha. Já mais à frente, é tempo de os 6 homens e as 6 mulheres seniores, partirem para o Campeonato Mundial de Montanha. (O escalão de juniores, em Portugal, não é escolhido para ir ao Campeonato Mundial…)

Todas estas provas podem ser do regime Sobe/desce, ou apenas subir. Quando num ano o Europeu é em regime sobe/desce, o Mundial desse ano é sempre a subir. Quando o Europeu é sempre a subir, o Mundial desse ano é em regime sobe/desce.

O melhor atleta português de sempre nesta modalidade chama-se José Gaspar, que atingiu o 4º lugar no Campeonato Europeu e 11º lugar no Campeonato Mundial, sendo que estas provas normalmente são dominadas por atletas de paises como Etiópia e Quénia.

De lembrar que, para que algum atleta tenha acesso às provas oficiais de montanha, é preciso estar federado em alguma Associação Distrital da FPA.

Datas das provas oficiais de montanha, para a época 2011/2012
Provas Distritais: podem pesquisar no calendário de cada uma das Associações Distritais.
Provas Nacionais:
Taça de Portugal em Montanha
Etapa 1: Albergaria-a-Velha – 22 de Abril de 2012
Etapa 2: (local ainda indefinido) – 5 de Maio de 2012
Etapa 3: (local ainda indefinifo) – 16 de Junho de 2012

Campeonato Nacional de Montanha
(local indefinido) – 3 de Junho de 2012

Provas Internacionais:
Campeonato Europeu: Denizli-Pamukkale (Turquia) - 7 de Julho de 2012
Campeonato Mundial: Domenica (Itália) – 2 de Setembro de 2012

 

Atleta José Gaspar em representação da Seleção Nacional Portuguesa, no Campeonato Europeu de 2009, na Áustria.

 

Jorge Esteves