Fazer Gelo

Webnode

    Como todos sabemos, em muitas situações, o gelo faz "milagres" aos atletas!

    Aqui segue uma dica para fazer gelo de uma forma mais útil:

    Todos sabemos que fazer gelo é fácil. Deita-se água numa saca e põe-se no congelador até que a água solidifique. Ora, depois na aplicação o gelo fica como pedra, muitas vezes fica direito de mais, outras vezes a "pedra" fica com demasiadas imperfeições, o que dificulta a aplicação.

 

    Se juntarmos, dentro de uma saca, 50% de água e 50% de álcool etílico, o gelo não vai solidificar e vai arrefecer mais. Assim, com o alcool, o "gelo" vai ficar completamente liquido pois o álcool não deixa que as particulas de água se juntem e solidifiquem. Por outro lado, o alcool arrefece ainda mais que a água, ficando ainda mais gelado, o que vai diminuir o tempo de aplicação.

    Com este processo, visto que o "gelo" fica liquido, ao colocarmos sobre a zona afetada, o "gelo" adaptar-se-á totalmente à superficie corporal e melhorará a aplicação e os seus efeitos.

    Nunca será demais lembrar que a aplicação do gelo deve demorar entre 10 e 15 minutos e requer atenção. Se a zona ficar muito vermelha deve retirar-se o gelo pois poderá causar uma queimadura. O excesso de tempo que o gelo está em contacto com a superficie corporal pode também causar lesões internas, como ligeiras inflamações e, claro, os nossos ossos não agradecem muito!

 

Jorge Esteves