Devo usar bastões?

    Os bastões podem ser uma ferramenta muito útil na montanha e no trail running. O uso de bastões evita uma sobrecarga nos joelhos, pois os braços passam também a ajudar a sustentar o corpo, pois a utilização destes retira cerca de 20% de peso aos joelhos.

    Mas será que compensa correr com bastões? Os bastões também apresentam grandes inconvenientes: é mais peso que levamos, é mais energia dispendida e até pode ser perigoso nos trilhos mais técnicos.

    Se repararmos, ao usar bastões, estamos a gastar energia com as pernas, mas também com os braços. É gasta muita mais energia, que se calhar compensa que sejam só as pernas a gastar. O uso de bastões pode levar a um cansaço maior e maior perda de energia.

    Por outro lado, o uso dos bastões requer uma estrutura corporal dos braços, peito e abdominais muito mais desenvolvida. Para um alteta de fundo e ultra-fundo, ter um tronco com musculatura em demasia pode prejudica-lo, pois é mais peso que terá que transportar que, durante muitos quilómetros, pode fazer a diferença.

    Contudo, é muito importante conhecermos muito bem o nosso corpo, pois cada caso é um caso. Há pessoas que já "não vivem" sem os bastões, outras não conseguem pôr-lhes as mãos. Depende um pouco da experiência e da técnica usada no uso deste utensílio.

    Assim sendo, podemos concluir que o uso de bastões em provas curtas não se justifica, pois não compensará levar o seu peso nem a energia despendida no seu transporte e na sua utilização. Já nas provas mais longas, talvez seja uma boa ajuda para atletas nas partes mais difíceis, quando o cansaço das pernas é elevado, e os braços podem ajudar. Para isso o uso de bastões extensíveis é o mais adequado, pois estes podem ser guardados na mochila durante a prova, sendo só utilizados quando necessários.

 

Jorge Esteves