Ultra Trail Aldeias do Xisto - AX Trail

07-11-2012 23:01

 

A última prova do circuito AXtrail® terá lugar no próximo sábado, 10 de Novembro na Lousã e contará com a presença de 600 atletas e caminhantes de várias nacionalidades. O gosto pela natureza e pelo desporto são o mote para este encontro que promete ser uma referência na história do trail running em Portugal.

  

 

O evento inclui duas provas distintas: o UTAX – Ultra Trail das Aldeias do Xisto, prova principal com 82 km de distância e 5.000 metros de desnível acumulado, já é considerada, pela sua envolvente paisagística e nível técnico, a melhor prova da modalidade a nível nacional.

O percurso passará por 4 Municípios (Lousã, Góis, Castanheira de Pêra e Miranda do Corvo) e 10 Aldeias do Xisto. Esta é uma das provas qualificativas para o UTMB 2013, os atletas que terminarem a prova dentro do tempo limite de 20 horas contarão com 3 pontos atribuídos, dos 7 necessários para ir a sorteio.

 

Trail da Lousã consiste numa prova mais curta, com 30 km de distância mas igualmente interessante e desafiadora. Para os atletas que vão fazer este percurso está reservada a passagem num dos trilhos mais bonitos da Serra da Lousã.

 

 

Caminho do Xisto

À semelhança das edições anteriores também neste evento haverá um percurso pedestre guiado na envolvente das Aldeias do Xisto onde decorre a prova. Este percurso disponibiliza aos familiares e amigos dos atletas, a oportunidade de conhecer a Aldeia em causa, as suas tradições, riqueza patrimonial, curiosidades e até os recantos mais escondidos.

 

A organização

—————

Voltar