Informações importantes para o Trail Monte da Lua - Trip Trail

11-06-2012 15:25

Informações retiradas do site oficial da prova: www.trip-trail.com

 

Partida e Chegada: Praia do Abano
Horário de Partidas:
Ultra Trail e Trail: 8:30m
K20 e K10: 8:40m
Onde dormir: Parque de Campismo do Guincho

Características da prova
O enorme gozo que também é organizar este evento leva-nos por vezes a esquecer que as distâncias têm que ter um limite e que, infelizmente, não se consegue ir a todos os lugares como é nosso desejo.

Esta prova tem caracteristicas únicas que convém destacar:
- A diversidades do terreno não deve ser substimada, pois tão depressa os atletas estão a correr em areia como a caminhar sobre enormes blocos de pedra, a correr sobre cascalho ou, pelo contrário, a correr num lamaçal.
- É um sobe e desce constante no chamado “rompe pernas”, com inclinações em alguns casos superiores a 25%. Para o trail e em especial para o ultra-trail, só para o final a coisa “acalma” um pouco.
- Sintra é caracterizada por um clima muito húmido. Mas por vezes verificam-se extremos, com um nevoeiro cerrado a dar lugar a um sol radioso; ou uma nortada matinal a dar lugar a um calmo fim do dia. Estar prevenido para estas situações. A diferença de temperatura do lado norte para o lado sul chega a ser superior a 10ºC.
- Sintra é um santuário natural que tem que ser respeitado e preservado. Um dos lemas para este evento poderia ser “deixe os trilhos melhor do que os encontrou”, tal é a preocupação das diferentes entidades em relação a este património. Os postos de controlo também vão estar atentos a este factor. Todos nós vamos querer voltar para o ano.
- Nunca é demais relembrar: se está em boas condições físicas, atreva-se; caso contrário...terá imensas dificuldades, nas distâncias maiores, ou mesmo não terminar a prova.
- Lembre-se que um socorro por “falta de pernas” pode estar a atrasar o mesmo a alguém com ferimentos ou a necessitar de ajuda mais urgente.

Notas:
- Estamos na época de verão e como tal com temperaturas altas e muita exposição ao sol. Previna-se com água suficiente para cobrir mais distância que as que lhe são dadas para os postos de controlo. Lembre-se que ninguém é infalível, nem mesmo a organização. 
- Proteja-se do sol. A melhor proteção é ainda uma camada de roupa. Os cremes não facilitam a respiração e com o suor por vezes tornam-se um incómodo.
- Se nunca experimentou grandes distâncias, ou o fez em estrada, note que o Trail tem um grau de exigência física superior para as mesmas distâncias. Prefira, em caso de dúvida, pela distância mais curta. 
- As marcações, com fitas fluorescentes, estarão espaçadas de forma a transmitir-lhe conforto. Caso não encontre fitas por 150/200 metros volte atrás. Assista à apresentação da prova na véspera da mesma e em local a indicar.
- Não serão fornecidos copos nos abastecimentos. Nos próximos dias dar-lhe-emos informações de como reutilizar materiais para fazer um copo.

Gráficos de prova
Estes gráficos e informações são provisórios mas muito aproximados ao que vão encontrar. Esta prova exige muitas burocracias e licenciamentos em muitas entidades distintas. Muitas das vezes estes processos são demorados e podem vir indeferidos o que nos obriga a alterações.
O grau de dificuldade considera uma pessoa com hábitos desportivos. 




Gráfico 20k
Prova: 20k
Distância: 22.5 km
Desnível: 1005 D+
Tempo Limite: 8 horas
Dificuldade: Baixo




Gráfico Trail 42km
Prova: Trail
Distância: 42 km
Desnível: 1472 D+
Tempo Limite: 10 horas
Dificuldade: médio/alto




Gráfico Ultra-trail
Prova: Ultra Trail
Distância: 66 km
Desnível: 2461 D+
Tempo Limite: 12 horas
Dificuldade: Alto

—————

Voltar