Dicas para os ultra-maratonistas. De: José Guimarães

03-02-2012 22:53

    "Como alguns de nós pudemos experimentar na prova do último fim de semana (o Ultra Trilhos dos Abutres), as corridas de longa distância podem ser tanto um desafio físico como mental. Alguns corredores sentem que o seu corpo consegue correr mais, mas que mentalmente é difícil continuar. As dicas que se seguem ajudam qualquer um de nós a vencer a batalha mental nas corridas de longa distância:

 

    Experimente dialogar consigo próprio

    Se está a correr sozinho e a lutar contra isso, experimente conversar consigo próprio. Diga a si mesmo que não está fisicamente cansado, só está a sentir alguma fadiga mental e que pode lutar contra isso. Diga a si mesmo coisas como “vou beber água daqui a 5 minutos e isso vai fazer com que eu me sinta melhor”. Se está a correr a sua maior corrida até à data, lembre-se daquela sensação de orgulho que vai sentir quando chegar ao fim.

 

    Divida a sua corrida

    Dividir a corrida em segmentos mais pequenos vai fazer com que a distância seja mais facilmente gerível. Por exemplo, se está a correr 30 km pense “ok, são 3 corridas de 10 km”. No início de cada segmento, visualize-se a si próprio a começar uma nova corrida com pernas bem frescas e simplesmente foque-se em chegar ao fim daquele segmento.

 

    Lembre-se que nem sempre é fácil

    Uma vez que está a fazer uma corrida longa, lembre-se que não é fácil treinar para um evento de longa distância. Se fosse, toda a gente o faria, certo? Lembre-se que está a levar a cabo um desafio enorme e que as dificuldades que enfrenta farão com que a sua conquista final seja ainda mais gratificante.

 

    Encontre um “mantra”

    Escolher uma citação importante, ou mesmo uma frase curta como “um passo de cada vez” que pode repetir quantas vezes quiser enquanto corre, pode ajudar a manter-se focado. Pode funcionar como a sua motivação interior, no momento em que mais precisar. Você até pode já ter uma frase favorita para isso, mas se não for o caso, pesquise por citações motivacionais relacionadas com corrida (ou não) para ganhar alguma inspiração adicional.

 

    Use a imagética

    Quando abordar um percurso difícil, tente imaginar-se como um atleta Olímpico a chegar à linha de chegada. Visualize o seu estilo de corrida como suave, gracioso e relaxado. Pense num atleta que você realmente admire e imagine-se a correr exactamente como ele. Eu tenho um.

 

    Treine os jogos mentais

    Se estiver a correr no meio de outros corredores, tente este jogo: escolha uma peça de roupa específica, como um boné branco, para procurar durante a sua corrida. Depois conte quantos corredores usam um boné branco. Se correr em estradas com automóveis, poderá fazer o mesmo com cores ou modelos de automóveis. Se correr no meio de um bosque, experimente com tipos de árvores ou flores.

 

    Faça planos pós-corridas

    É muito positivo ter planos de coisas para fazer depois de se terminar uma corrida, especialmente se se corre de manhã como eu. E pode passar por coisas tão básicas como planear o que fazer para o almoço e jantar. Ajuda a manter a cabeça organizada e dá-nos material para trabalhar depois da corrida.

 

    Visualize a sua corrida

    Se está a treinar para uma corrida, como uma maratona, imagine-se durante a mesma, visualize cada quilómetro e a linha de chegada. Visualize como vai posar para a foto que lhe vão tirar na meta. Tente visualizar o relógio com o tempo oficial abaixo do seu tempo limite. Imagine como se vai sentir quando alguém lhe colocar a medalha ao pescoço. E pense como vai ser ver os seus amigos a aplaudi-lo na meta."

 

Fonte: About.com

 

Copiado na integra do site: www.desedentarioamaratonista.com, da autoria do amigo José Guimarães

 

—————

Voltar