O descanso faz parte do treino!

    O trail running é uma modalidade em expansão, mas será que os atletas se estão a preparar devidamente e a respeitar o seu corpo?

    O Trail Running é uma modalidade bastante desgastante, já para não falar do Ultra Trail Running. Muitos praticantes procuram nesta modalidade o prazer, deixando de parte a competição, mas, mesmo sendo por prazer, o corpo também se desgasta e é preciso dar-lhe tempo para se recompor!

    Já ouviram falar em férias dos treinos? Muitos talvez não, muitos treinam 12 meses por ano, com 1 ou 2 dias de descanso por semana. Mas será suficiente esse descanso?

    Fazendo agora uma comparação entre modalidades de corrida, por exemplo, maior parte dos atletas portugueses presentes nos Jogos Olimpicos de Londres, anunciaram publicamente que, a seguir a esta competição, tiraram entre uma e duas semanas de férias. Quer isto dizer que podemos aprender com eles e concluir que, depois de cumprirmos um grande objetivo, uma prova dura, o corpo merece um descanso para recarregar baterias e recomeçar a treinar para o próximo objetivo.

    Até agora falamos unicamente da parte desportiva, mas não nos podemos esquecer do tempo que não estamos com a nossa familia e amigos enquanto treinamos, das noites que não saimos, ora porque temos treino ou prova no dia seguinte, ora por estarmos cansados da semana de treinos.

 

    Uma ou duas semanas longe da corrida vai fazer com que possa fazer disfrutar de experiências diferentes, com pessoas diferentes e ganhar mais entusiasmo para enfrentar o próximo objetivo! Agora tenham também em atenção que o recomeço dos treinos, após as férias, é um periodo perigoso e devemos ser cautelosos! Começar por treinos muito calmos e sem esforço, pois o corpo esteve em repouso!

 

Nunca se esqueça: O DESCANSO FAZ PARTE DO TREINO!