Conte-nos como começou a fazer Trail!

Este espaço é dedicado ao publico em geral, para postar e nos contar como começou a fazer trail running. Podem escrever 3 ou 50 linhas, é livre. Este espaço é vosso! As experiências na primeira pessoa com certeza que ajudarão muitas pessoas que pretendem iniciar nesta modalidade! Diáriamente serão publicadas na nossa página de facebook estes comentários aqui deixados pelos nossos visitantes.

Caso não consiga enviar o comentário, copie o texto escrito (CTRL + C), faça refresh na página do site e cole de novo o texto (CTRL + V) e clique em "Enviar".


Como conheceu o Trail? Como foi a sua primeira experiência? Conte-nos tudo!

Data: 20-04-2012

De: Fernando Santos

Assunto: Ultra trail

Eu sempre gostei de desafios e de me manter em forma, embora nunca tenha praticado nenhum desporto federado.
No entanto desde a tropa aos 19 anos sempre fiz treino de corrida, hoje tenho 38 anos.
Em 2009 um amigo emprestrou-me um livro....livro esse de Dean Carnazes "Ultra maratona Men".
O livro apaixonou-me e abriu-me o apetite para mais um desafio.....tentar correr uma ultra maratona.
O carnazes tinha estado cá na Ultra da Freita 2007 e fui pesquizar.....era mesmo esta....desde então comecei a treinar ....a pesquisar sobre corrida e nutrição....métodos de treino etc .
Uma das coisas que aprendi é que devemos abituar o corpo e começar por baixo, por isso começei pela maratona do Porto em 2009....infelizmente não pude participar na freita em 2010....continuei a treinar....fui á geira em 2011 como treino para a freita ....e logo a seguir fiz a ultra com que tanto sonhei ....Após um grave acidente que me rasgou o gémeo transversalmente ....volto agora á minha prova de sonho....a freita.....depois logo se verá.....mas o trail já me corre mas veias !!!

—————

Data: 20-04-2012

De: António Carvalho

Assunto: 1ª experiência de trail

bom eu começei a fazer trail a um ano nos trilhos dos tempelarios no dia 4/9/2011 em santa cita tomar 15km desde dai nao mais parei mas nao deixo de fazer estrada pois desde os 13 anos que partico atletismo gosto imenso de trilhos pois n...essas provas so se amigos e nao so as provas de estrada tem tendensa acabar e ficamos pelos trilhos a um tempo atras e a era de corridas de montanha onde eu fiz muitas provas de montanha onde conheci manuel matias que era o fundador dessas provas pois so pararei quando as minhas pernas me dizerem que ja nao podem mais pois e nos trilhos de montanha que temos amigos de verdade pois fico por aqui ....

—————

Data: 20-04-2012

De: Mário

Assunto: Como começou o "vicio"

Uma Mulher Magnifica(M M) disse-me que devia experimentar o Trail que tinha tudo a ver comigo. Fiz a primeira prova ,estrada aos 18 ,depois outras sendo que quanto maior a distância maior o gozo, mas cheguei aos 47 e estrada e areia já não davam pica. Decidi seguir o conselho Dela e desvirgindei-me nos Trilhos de Almourol 2011. Fui despreocupado com o unico objectivo de sempre, chegar ao fim. A determinada altura perdi-me e vi uma figura que me parecia um Anjo que me disse:-Então pá tás perdido? Anda é por aqui!
Segui-a e começo a ver estrelas . Penso é desta que vais para o Céu. Morreste a fazer o que gostas . Sortudo !!! De repente uma caimbra , porra afinal estava vivo e o Anjo é a Atleta que segue á minha frente. As estrelas são tatuagens. Tento disfarçar a dor um homem que vai atrás de uma Mulher não pode dar parte de fraco ,já basta ir atrás. Tento e consigo acompanhá-la até ao fim. Pronto estava agarrado . Depois desta M M pergunta como foi e digo impec só quero chegar ao fim da Freita. Outras provas se seguiram este ano voltei ao local do crime . Mas a Primeira é a Primeira. Obrigado M M e Anjo(A P S) e todos os que proporcionam que o Trail se torne esta Realidade.

—————

Data: 20-04-2012

De: Jorge Lemos

Assunto: Iniciação ao trail

Há cerca de 4 anos e com uma vida bastante sedentária, iniciei-me junto com uns colegas de trabalho a fazer BTT. Pesava na altura 89kg e necessitava de fazer algo pela minha saúde. Os trilhos, os montes, encostas e montanhas passaram a ser um vício e uma descarga do stress da semana. Uma liberdade nunca sentida, o ar puro, a beleza da natureza conquistaram-me completamente. Comecei a correr pelo parque da minha cidade para complementar o BTT. E, pouco a pouco fiquei viciado na corrida. Há cerca de 18 meses que corro regularmente, e comecei a devorar tudo sobre corrida e alimentação saudável. Fui melhorando os meus tempos e as distâncias foram gradualmente a ficarem maiores. Mas faltava qualquer coisa. Foi então que por acaso vi um video na net que me deixou completamente hipnotizado, o Ultra Trail de Mont Blanc. Nem sabia da existência da modalidade, não conhecia ninguém que corria e os orgãos de comunicação social em Portugal não lhe dedicavam qualquer atenção. então comecei a pesquisar ainda mais, descobri que já havia um número considerável de pessoas a fazer trail e que já tínhamos atletas de alto nível como o Carlos Sá. Resolvi experimentar, comprei uma mochila, sapatilhas de trail, e lá fui sozinho pelos trilhos da minha zona. Fiquei completamente apaixonado. Tive um grande empeno mas estava feliz. Já fiquei sem 3 unhas, emagreci até aos 73kg, acordo de manhã cedo para efectuar 25km pelas montanhas e já não consigo viver sem isto. Corro pelos montes da minha zona, estou a ganhar confiança para participar numa prova talvez ainda este ano. Para já o meu objectivo é correr a minha primeira maratona, no Porto. E, depois, quem sabe, o meu grande sonho é efectuar um ultra trail de 100km.

—————

Data: 20-04-2012

De: Hélder Pinto

Assunto: O culpado foi o Jorge

Em setembro de 2010, fiz uma cirurgia ao joelho após a qual tinha forçosamente de voltar a fazer desporto, para não correr o risco de ficar com a perna esquerda atrofiada e com o joelho "emperrado". A verdade é que estava a custar-me a encontrar uma atividade que me motivasse a praticar desporto diário. Até que o Jorge Figueiredo, um habitué dos trails, me convenceu a ir praticar desporto para o ginásio da UMinho. Ao princípio, o foco era na recuperação muscular. Mas, depois de acompanhar os treinos do Jorge e as provas em que participava, fiquei curioso. No fim de dezembro, pedi ao Jorge para me indicar uma prova de trail para "bebés", para experimentar. Sugeriu-me o Free Mountain Training, em Barcelos, organizado pelo Jorge Esteves. A prova de "bebés" era "só de 20km"!! Comecei imediatamente a treinar para o grande treino :-) Cheguei a pensar que iria morrer depois de fazer 20km a correr. A verdade é que não morri, bem pelo contrário :-) Foi um treino muito divertido, com bons troços, descidas loucas, subidas assassinas, vistas bonitas, e muito bem organizado! Os últimos 2 km custaram imenso, cheguei de rastos, mas fiquei muito animado por ter chegado ao fim, apesar do pouco treino anterior. No fim de março participei no II Trail de Alvelos e fiquei com vontade de continuar a melhorar diariamente e participar em mais provas! Neste momento, não vejo desporto mais aliciante do que este: aliar a paixão pela montanha ao gosto pela prática desportiva intensa, é o ideal!

—————