Um futuro sustentado para o trail running - OPINIÃO

19-12-2012 23:08

    O Trail Running é um dos desportos com maior expansão em Portugal e no Mundo. Como em quase todos os desportos, da sua nascença propriamente dita, aos dias de hoje, muitas coisas mudaram. O objetivo de cada modalidade é sempre o mesmo: lutar por uma modalidade justa, atrair público, expandir a sua área de influênica e apoiar os praticantes desse desporto.

    Essa divulgação e apoio da modalidade é feita atualmente pelas Federações e Associações, nacionais e internacionais, mas também pelas organizações das provas. Em qualquer assunto da sociedade, chegámos sempre à conclusão que o futuro está nos jovens. O desporto não foge à regra e o futuro das modalidades e do seu sucesso está nos jovens.

    Na minha opinião, o Trail Running está a falhar nesse aspecto, pois são poucas das provas que incluem escalões jovens. Já não falo de crianças, pois o trail running é uma modalidade muitas vezes perigosa e demasiado exigente, por isso é que normalmente é proibida a participação de atletas com menos de 18 anos de idade. Falo na criação de escalões por exemplo de Sub-23, que incluiam os atletas de 18 a 23 anos. Estes escalões seriam fundamentais para um desenvolvimento mais sustentável da nossa modalidade, a atração de jovens para o Trail Running é fundamental, vem dar outra energia a este desporto!

    Este aspecto compete às organizações das provas e também à Associação de Trail Running de Portugal. Não é por mais seis, oito ou dez prémios que uma organização fica em falta, esses seis, oito ou dez prémios podem incentivar e atrair futuros grandes atletas. Os jovens merecem também a oportunidade de se sentirem campeões. Não é justo que um jovem de 18, 19 ou 20 anos entre em competição directa com um adulto de 25, 30 ou 35 anos. 

 

Bons treinos!

Jorge Esteves

 

<<<--------------<<<-----------<<< Deixe-nos a sua opinião <<<------------<<<---------

—————

Voltar