João Colaço descreve a sua prestação pessoal nos 119Km da Transgrancanaria.

04-03-2013 23:41

"A Transgrancanaria vai-me ficar gravada na memória de uma forma muito positiva. A classificação superou em muito as minhas expectativas dado o nível dos atletas em prova. Mas, tirando um pormenor ou outro, tudo me correu de feição. Avaliando a prova, em termos logísticos, não há nada a apontar pois desde a entrega dos dorsais, passando pelos abastecimentos com voluntários dedicadíssimos, pelas refeições, tudo estava muito organizado. Apenas achei a feira do trail muito reduzida. Quanto à partida, foi dada num ambiente bastante motivador. A primeira dificuldade foi imediata em que passámos do nível do mar aos 1200m em 10 km o que fez logo uma grande triagem no pelotão. Eu parti bem colocado, nos 40 ou 50 primeiros e fui ganhando posições. Passei aos 18 km em 35º e aos 28 km em 31º km e, a partir dos 55 km sempre por volta do 18º, lugar no qual terminei. Em termos de meteorologia, cedo tivémos a companhia da chuva intermitentemente, o que nunca me perturbou muito. No entanto, nos picos mais altos, apanhei chuva forte, ventos ciclónicos e muito frio. O nevoeiro em certas partes dificultava a visibilidade do caminho certo. Mas a motivação esteve sempre em alta. Achei que havia demasiado alcatrão entre trilhos e os últimos 15-20 km são uma seca. Kms a fio no que parecia um leito de rio seco cravejado de seixos que massacravam ainda mais uns pés já com 100 kms em cima. Esta parte era evitável... Nesta altura já havia sol e calor com força. Como os últimos kms eram comuns às 4 provas, ainda deu para perder uma posição nos últmos 2 kms pois não me apercebi da aproximação de um colega dos 119k. As partes comuns entre provas diferentes seja de início ou no fim, não me agradam nunca. O percurso é, em grande parte bastante belo, embora o tempo não deixasse ter a percepção total. Mas, em beleza, o MIUT não fica atrás, só abusa dos degraus o que é terrível!
Fica ainda o bom convívio entre os tugas presentes, principalmente com o meu amigo e colega de equipa António Silva. E a prestação da armada tuga foi digna de registo! Penso que todos sentimos as vibrações dos que nos seguiam e torciam por nós à distância e que agradecemos muito.
É, sem dúvida, uma prova a fazer."

—————

Voltar