Webnode

Fernanda Maciel

Nome: Fernanda Maciel

Idade: 32

Nacionalidade: Brasileira

País de residência: Espanha

Profissão: Nutricionista esportiva. Instrutora da ONG Outward Bound. Ex-advogada ambiental.

Treinador: Marc Julià

Ídolos Desportivos: Todo aquele que acredita em si mesmo e cruza a "meta".

Frase que mais te inspira: "O melhor corredor é o que não deixa rastros". Quando estou cansada sempre penso na palavra: "Acredita".




Trail de Portugal (TDP) - Em 2007 venceste a prova "Portugal XPD Race". Podes contar-nos o que sentiste a concluir esse fabuloso resultado e o que achaste do desporto em Portugal?

Fernanda Maciel (FM) - Portugal XPD Race é uma corrida de aventura de 4 dias que consite em corrida de montaña, mountain bike e kaiak. Amei Portugal, os locais onde passei correndo: Cascais, Estoril, Lisboa... foi uma experiência incrível. Além da bacalhoada que é apenas neste país que se sabe cozinhar.



TDP - Como sabes, o trail running em Portugal está num enorme crescimento. Que achas desta modalidade em Portugal e dos atletas portugueses dos quais ouves falar?

FM - Carlos Sá, Armando Teixeira são nomes que agora me veem na cabeça, são grandissmos corredores de potencial incrível mundialmente falando. Portugal, pode ser um país de montanhas baixas, mas de grande terreno técnico o que é importante para nosso esporte. Existe a Ilha Madeira com sua famosa Ultra Trail. Acredito que Portugal fará ainda mais sucesso no Trail running futuramente. Tenho muita vontade de poder participar um dia de uma das Ultras dai.



TDP - Quais são os teus objetivos futuros em termos de provas, para este ano?

FM - The North Face Ultra Trail Mont Fuji no Japão, uma prova de 82km ao redor do Mont Fuji em maio. Depois uma meia-maratona de montanha em terras brasileiras, Daventura Running em junho, seguindo logo depois dia 29 de junho para a The North Face Lavaredo nas montanhas das Dolomitas, na Itália. Em agosto Ultra Trail du Mont Blanc e em outubro correrei todo o caminho de Santiago de Compostela (caminho francês).



TDP - Visto que és uma das melhores atletas a nivel Mundial, de trail running, quais são os teus sonhos nesta modalidade?

FM - Seguir tendo forças nas pernas, mente tranquila, sem ego...trazendo mais pessoas para correr pela montanha.



TDP - Porquê a paixão por ultramaratonas na montanha? Porque não preferes fazer destas provas no deserto e na estrada, por exemplo?

FM - Amo a montanha! Nasci em Minas Gerais, um Estado brasileiro de montanhas. Cada dia para chegar em casa subia e subia. Gostava do desafio e da sensação de estar no alto, respirar fundo, logo relaxar e desfrutar da descida e da paisagem. Morei na Nova Zelândia e esta paixão foi aumentando e hoje moro nos Pirineos. Gosto demais de treinar pelos Alpes fanceses, apesar das motanhas darem medo. Não sei, é uma sensação de liberdade e amor que a montanha traz.



TDP - Como são os teus tipos de treino?

FM - Treino corrida, bike, alpinismo. Sempre tento misturar meus treinos, para não ficar cansada de correr muitas horas cada dia. Faço Yoga e tento meditar quando posso.



TDP - O que te motiva a correr longas distâncias? Em que pensas durante as ultramaratonas?

FM - Venho do mundo do Endurance, pois corri 9 anos Adventura Race, provas de 500km a 600km. Para mim quanto mais kms, melhor. Acho que é particular de cada pessoa, tem pessoas que teem muita força e explosão rápida, pois eu sou constante. Eu penso em tudo (na prova, na minha família e amigos, nas paisagens, no calor, na neve, no vento forte) e ao mesmo tempo não penso em nada (apenas sinto a respiração).



TDP - Que conselhos darias a atletas que estejam a iniciar na modalidade de trail running?

FM - Busque um parque perto da sua casa e comece a correr por ali. Nos finais de semana livres, viage a um lugar especial e tente descobrir todo o entorno dali. O melhor é estar neste contacto com a natureza, traz equilíbrio, paz, ar puro.


Respostas rápidas
Desporto: Corrida de Montanha

Trail: Routeburn Track na Nova Zelandia

Montanha: Mont Blanc na França/Itália/Suiça

Dureza: Superar Eu mesma

Provas: UTMB e Jungle Marathon

Site “Trail de Portugal”: Muito Obrigada pela oportunidade, parabéns pelo site, muito bom ser brasileira e poder ter amigos portugueses.
"Sua energia e seu caminho estão ai: corra na natureza".