Webnode

Conte-nos como começou a fazer Trail!

Este espaço é dedicado ao publico em geral, para postar e nos contar como começou a fazer trail running. Podem escrever 3 ou 50 linhas, é livre. Este espaço é vosso! As experiências na primeira pessoa com certeza que ajudarão muitas pessoas que pretendem iniciar nesta modalidade! Diáriamente serão publicadas na nossa página de facebook estes comentários aqui deixados pelos nossos visitantes.

Caso não consiga enviar o comentário, copie o texto escrito (CTRL + C), faça refresh na página do site e cole de novo o texto (CTRL + V) e clique em "Enviar".


Webnode

Como conheceu o Trail? Como foi a sua primeira experiência? Conte-nos tudo!

Data: 02-06-2012

De: Rodasnepervil

Assunto: God Bless Trail Running!

No dia 5 de Junho de 2011 houve eleições, e no final da noite, foi um ex-Primeiro-Ministro, alagado em suor e raiva contida que anunciou a sua saída de cena por uns tempos. Fiquei tão feliz que saí para a rua e corri como louco sem destino, gritando de alegria, sentindo o ar fresco da noite e uma intensa satisfação a crescer dentro de mim. Deixei o alcatrão e entrei pelos campos, saudando as estrelas e o Universo em geral por me ter proporcionado tão grato alívio, pois a visão da cara do indivíduo e audição da sua voz estavam perto de me fazer emigrar a mim. Há 20 anos que não corria. Passados dois meses já estava a participar em provas. Os resultados modestos em nada me incomodam. A alegria de correr na Natureza é tudo para mim. Tenho conhecido gente óptima. Os trail-runners são simpáticos. O meu corredor preferido é a jovem D. Analice, grande inspiração para mim. De cada vez que saia de cena mais um lote dos nossos insuportáveis, incompetentes e daninhos políticos, sejam eles de que cor forem, prevejo mais uma poderosa injecção de motivação, que decerto culminará com um trail daqui à Lua e volta!

—————

Data: 15-05-2012

De: joaquim Sampaio

Assunto: Como comecei o Trail.

Sou (era) um Atleta de estrada. Comecei a correr em estrada, Já como Veterano 1 (41 anos). Todos os dias fazia os meus treinos ao fim da tarde nas matas do Estádio Nacional, e aos fins de semana na Serra de Sintra.
Estava numa Segunda Feira num desses finais de tarde nos balneários do EN, quando ouvi colegas a comentarem o Contra-relógio da Serra de Sintra realizado no dia anterior. Fiquei admirado, uma vez que contra-relógios só os conhecia no ciclismo onde fiz muitos (fui ciclista amador nos anos 1965,66, e 67. O ciclista amador, é hoje o profissional.) Fiquei curioso,interrogando esses colegas sobre o então recém contra-relógio, tinha sido realizado o 1º. Claro que de tão curioso fiquei, que fui fazer a próxima corrida de montanha, participando nos míticos 12 Km Manteigas/Penhas Douradas. (penso que no ano de 1989). Daí para a frente, para além das corridas de estrada, elegi como as favoritas as corridas de montanha. Fiz 8 Desafios organizados pelo António Matias, tendo vencido dois deles. Estes desafios, para quem não sabe, começaram por ser compostos por 12 ou 13 provas de Montanha, aumentando até atingir 18, se não estou enganado. Para além destas provas de Montanha Portuguesas, "internacionalizei-me", participando aqui na nossa vizinha Espanha num sem numero de Meias-Maratonas,Maratonas, Ultra-maratonas, tudo de Montanha! Neste Momento só faço Montanha, a estrada para mim acabou. O trail, tal como o nome indica, é recente. (embora muitas das corridas de montanha que fiz em Espanha, tinham o perfil e enquadrar-se-iam na categoria de trail's, só que essa palavra quase que ainda não existia). O primeiro com esse nome, foi o da Serra de Arga, que me entristeceu muito devido a não nos deixarem fazer o Ultra, para o qual andei 6 meses a fazer treino específico para tal. E daí para cá não mais parei. A par com as lesões musculares que entretanto surgiram, (já não sou propriamente um menino, já cá cantam 65 anos), para além dos muitos treinos na Serra de Arga e montes aqui ao redor de Vila Praia de Âncora, participei nos 55 de Barcelos, 20 de Moaña, 24 nocturnos na Ilha de Arousa, nos 26 da Serra do Galiñeiro, e teria agora 80 na Serra de Courel, mas como a lesão nos Gémeos ainda não estará bem curada, acabei por desistir. Seria agora dia 26. Ainda vou ponderar fazer os 52 da Geira.Eis aqui um pouco de história de como comecei o Trail.

Um abraço

Joaquim Sampaio

—————

Data: 12-05-2012

De: Paulo Almeida (Grupo Lobo Livre)

Assunto: Como comecei a fazer trail

Comecei pelas caminhadas no Gerês, faziamos distâncias que consideravamos grandes (20/25 km). Independentemente das condições climatéricas lá iamos, passamos situações um pouco complicadas, nevões intensos no inverno e escaldões e desidratação no verão. Até que um dia o meu amigo Helder Castro ligou-me e falou-me de um trail que ia haver na serra d'arga... 21km dizia ele, mas tinhá-mos que CORRER, coisa que não fazia há uns anos. Inscrevi-me e comecei a correr sempre que tinha tempo disponivel. Mais tarde participei no free running organizado pelo Carlos Sá e ai realmente comecei a sentir o espirito daqueles malucos que corriam nos montes com mochilas ás costas. Os meus treinos começaram a ser mais intensos, depois mais um free running na serra d'arga, desta vez organizado pelo Leandro Freitas, onde pela 1ª vez na minha vida corri 23 km seguidos. No outro dia estava de "molho", quando passaram as dores... mais treino. No dia 23 de Outubro de 2011 conclui a minha 1ª meia maratona em prova oficial, onde a grande Manuela Machado me pôs uma medalha ao pescoço e chamou-me maluco... isto porque chovia torrecialmente e só mesmo grandes malucos é que correm no monte com aquele tempo. Depois disso começou a loucura, no mês seguinte inscrevi-me no Trail Amigos da Montanha (23km), em Dezembro corria S. Silvestre do Porto. No ano de 2012 corri no Cross Laminha, Trail de Conimbriga (21km), AxTrail (30km), Maia Maratona de Vigo e os Trilhos de Almourol (42km). Vou correr brevemente o Ultra Trail da geira Romana na distância de 52,5km e quero regressar este ano ao grande trail serra d'arga na distância de 42km. Tenho conhecido pessoas fantásticas, tanto como atletas como seres humanos, verdadeiros exemplos de vida. Descobri sitios maravilhosos, paisagens deslumbrantes, tudo isto graças ao trail running.

—————

Data: 02-05-2012

De: Toni Viegas

Assunto: Como começei a correr...!

Tenho quarenta anos, nunca fiz desporto até à dois anos atraz!!! Vivi durante 15 anos num apartamento, onde a minha actividade física era quase nula...! Passado esse tempo fui viver para uma casa no campo junto à estação de  loulé!  Onde na frente está o cerro da cabeça de cambra, com 228 mt, Não é muito mas dá para treinar!! Aí adquiri um cão que comecei por ir passealo para o campo, mas não me aventurava a andar muito por não me sentir em condições físicas para tal! (Com os 80kg que tinha na altura e hoje com 68 até respiro muito melhor)! Com o passar do tempo começei a me aventurar pelo monte acima, mas ficava muito cançado enquanto o meu cão se sentia super feliz por poder correr livremente pelo campo, e eu até o (invejava). Dai começei a ver o survivor com Bear Gryls! Imprecionavame com as suas aventuras e forma física...! Começei por querer fazer algumas das suas aventuras como correr pela montanha, polar nas rochas, subir as arvores, etc etc. Mas na verdade custava-me imenso,  mas ia, até porque ia sempre ás 6 da manha, depois de doze horas de trabalho  a conduzir o taxi, que é a minha profissão!  Mais tarde ouvi falar do grande campeão Carlos Sá! Comecei por pesquisar na internet quem era esse Sr...! Fiquei imprecionado com as suas proezas e documentários que vi no youtube..! Até o dia que tive a coragem para o convidar para amigo no Facebook, pensando eu que ele não ia aceitar obg Carlos, até foi ele que me disse onde eu podia comprar umas Salomon ! Ai conheci o Remi Gallet,  falei-lhe um pouco de mim...!   E que gostava de um dia poder participar numa prova! Ele falou-me nas provas do Axtrail!! Lembro-me de lhe dizer que para eu ir teria de ir com ele, e assim foi! Atendeu ao meu pedido e levou-me a participar na minha primeira prova que já mais me esquecerei...!!! Que foi á #1 serie do Axtrail 2012,  obrigado Remi!!! Também já fiz a meia maratona de Lisboa! E é tudo.! Continuo a treinar quase diariamente! E  apaixonado pelo trail! 

Grande Abç a todos

Toni Viegas

—————

Data: 25-04-2012

De: Valter Guedes

Assunto: Como comecei a fazer trail

Sempre pratiquei deporto desde pequeno, mas nunca fui grande adepto da corrida. Isto até Junho de 2010, quando o meu amigo e professor de ginasio Bruno Almeida me desafiou para a meia fazer a meia maratona do Porto. No inicio quase o insultei, mas lá decidi aceitar. Nessa altura conheci o grande Armando Teixeira no ginasio e ficava fascinado a ouvir todas as aventuras onde ele participava. Mais uma vez fui desafiado, desta vez para entrar na 1ª edição dos trilhos dos abutres. Ouvi os conselhos do mestre Armando Teixeira e lá fui eu com o meu amigo Bruno numa fantástica aventura de 35km's. Depois desta experiencia comecei a sonhar cada vez mais alto e este ano vou me aventurar no Ultra Trail Serra da Freita. Lá vou eu ter que ir "bater à porta" do mestre para lhe pedir conselhos. Depois desta prova tenho a certeza que novos desafios irão aparecer, pois o mundo do trail está a desenvolver-se de uma maneira inacreditavel.

—————